noticias892 Seja bem vindo ao nosso site Agreste News 24 Horas!

Goiás

Veja o Vídeo: Sem motivo, PMs abordam e apontam arma contra ciclista negro: ‘sou trabalhador’

Filipe Ferreira gravava manobras de bicicleta em parque para seu canal no Youtube quando policiais o abordaram com arma em punho e o algemaram em Goiás

Publicada em 30/05/21 às 14:52h - 164 visualizações

Reprodução


Compartilhe
Compartilhar a noticia Veja o Vídeo: Sem motivo, PMs abordam e apontam arma contra ciclista negro: ‘sou trabalhador’  Compartilhar a noticia Veja o Vídeo: Sem motivo, PMs abordam e apontam arma contra ciclista negro: ‘sou trabalhador’  Compartilhar a noticia Veja o Vídeo: Sem motivo, PMs abordam e apontam arma contra ciclista negro: ‘sou trabalhador’

Link da Notícia:

Veja o Vídeo: Sem motivo, PMs abordam e apontam arma contra ciclista negro: ‘sou trabalhador’
Ciclista foi algemado por policiais mesmo sem resistir à abordagem.  (Foto: A Ponte/Agreste News 24 Horas)

Enquanto gravava manobras de bicicleta em um parque para seu canal no Youtube, o ciclista Filipe Ferreira aparece em imagens sendo abordado por dois policiais militares em Cidade Ocidental (GO), nesta sexta-feira (28/5). Sem motivo e em arma em punho, um dos PMs manda Filipe se afastar da bicicleta, que questiona o porquê, e recebe como resposta: “porque estou mandando”.

Filipe retruca que “não é assim, não”, já pegando o celular e posicionando para filmar a abordagem, e o policial grita: “oxe, como é que é? põe a mão na cabeça”. O ciclista pergunta várias vezes o motivo de estar sendo abordado e ter uma arma sendo apontada para ele e o PM insiste em mandá-lo colocar a mão na cabeça, sem respondê-lo. “Se você não obedecer, você vai ser preso”, ameaça o PM. Filipe questiona o tratamento e tira a camisa para mostrar que não está armado. “Estou só dando meu rolê de bike”, afirma.

Em seguida, ele vira de costas e coloca a mão na cabeça. O policial diz que vai algemá-lo. “Vou te algemar porque você não obedeceu a ordem legal que eu te dei”, grita. “Resiste aí para ver o que vai acontecer contigo”, ameaçou. O ciclista questiona o uso de algemas e fala: “sou trabalhador, por que está fazendo isso comigo? eu só estou filmando, eu tenho um canal no Youtube”.

O PM alega no vídeo que se trata de procedimento previsto na corporação, mas em nenhum momento explica a motivação da abordagem e por que aponta a arma e algema o ciclista, que não oferece resistência. O POP (Procedimento Operacional Padrão) da PM de Goiás, cuja edição mais recente foi revisada em 2014, determina que os policiais respeitem e verbalizem claramente à pessoa a motivação da abordagem, com o armamento direcionado para o chão (chamado de posição sul), sem apontar a arma de forma desnecessária. Uso de algemas também só deve ser feito apenas com receio de fuga ou resistência.

O vídeo foi publicado por Filipe nos stories do seu Instagram e viralizou em outras redes sociais. Diversos comentários revoltados com as imagens apontaram a discrepância de tratamento das forças de segurança pública em abordagens contra negros e brancos. 


 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82) 99914-1953

Visitas: 199555
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Agreste News 24 Horas
Converse conosco pelo Whatsapp!